INSERT command denied to user 'jaudb'@'localhost' for table 'ESTATISTICA_NOTICIA'UPDATE command denied to user 'jaudb'@'localhost' for table 'ESTATISTICA_NOTICIA' Prefeitura Municipal de Jahu

Jaú, Quinta-Feira - 17/08/2017

..........................

Vacinação contra gripe ocorre em três etapas a partir de 30/04

 


A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde, informa a toda a população que a campanha de vacinação contra o vírus influenza, causador da gripe, será realizado em três etapas, conforme orientação da Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo.

“Estamos diante dessa expectativa em poder realizar a vacinação em todos os grupos de risco, mas houve uma mudança no calendário de aplicação da vacina contra a gripe. Por meio de um informativo, a Vigilância Epidemiológica do Estado comunicou que a vacinação deve ser realizada pelo Município em três etapas: a primeira etapa será a partir de 30 de abril, e a vacina somente será aplicada em crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas; a segunda etapa será iniciada em 09 de maio, onde pessoas com 60 anos ou mais serão vacinadas; e, por fim, a terceira etapa será a partir de 19 de maio, onde todas as pessoas com comorbidades (doenças já existentes e presentes) e os reclusos”, informa o secretário de Saúde, Dr. Paulo Mattar.

A vacina de gripe é atualizada todos os anos para adequá-la aos vírus circulantes naquela estação e sua composição é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). É segura, e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe.

A transmissão dos vírus influenza ocorre pelo contato com secreções das vias respiratórias que são eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção, tais como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Em caso de síndrome gripal, a recomendação é procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. A vacina contra a gripe não é capaz de eliminar a doença ou impedir a circulação do vírus. Por isso, as medidas de prevenção são tão importantes.

Seja o primeiro a comentar esta notícia

Prefeitura Municipal de Jahu - Rua Paissandu, 444 - Centro - CEP: 17201-900 - Telefone: (14) 3602-1777

© Todos os direitos reservados - Prefeitura Municipal de Jahu | BiG DESiGNER