INSERT command denied to user 'jaudb'@'localhost' for table 'ESTATISTICA_NOTICIA'UPDATE command denied to user 'jaudb'@'localhost' for table 'ESTATISTICA_NOTICIA' Prefeitura Municipal de Jahu

Jaú, Domingo - 25/06/2017

..........................

Prefeitura une Jahu Verão e Jahu Folia e promove três semanas de atividades culturais

 

Secretaria de Cultura divulga programação de 22 de janeiro a 9 de fevereiro, com shows de Negritude Júnior, Tuta Guedes, desfile de escolas e blocos, bailes e matinês e outras atrações

 

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, divulgou a programação oficial das atrações culturais do Jahu Verão e do Jahu Folia, unindo os dois projetos ao longo de três semanas de intensas atividades culturais em Jaú, no Pouso Alegre de Baixo e no Distrito de Potunduva. A Secretaria de Esportes também está elaborando sua programação para o Jahu Verão e divulga na próxima semana.

Em 2016, o Jahu Verão ocorre de 22 a 31 de janeiro e chega à quarta edição com formato de Festival de Verão. O secretário de Cultura e Turismo, Hamilton Chaves, explica que em decorrência do calendário o Jahu Verão se junta ao carnaval, que ocorre entre os dias 6 e 9 de fevereiro. “Serão três semanas de intensa atividade cultural.” Ele convida a população para participar dos dois projetos da Prefeitura, ambos com grandes atrações.

No dia 31 de janeiro, por exemplo, a cantora Tuta Guedes se apresenta em Jaú com um grande trio elétrico na Avenida Dr. Quinzinho, encerrando o Jahu Verão e abrindo Jahu Folia. Também destaque no cenário nacional, o grupo Negritude Jr. vai ser a atração no carnaval em show marcado para o dia 8 de fevereiro no Parque do Rio Jaú. Um dia antes (7/2), a Secretaria de Cultura vai promover o Desfile de Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos, a partir das 20h, na Avenida Dr. Quinzinho.

Gerente da Secretaria de Cultura, Jeferson Miranda, que que o Jahu Verão segue os parâmetros determinados para o calendário cultural municipal de 2016, este planejado sob as propostas do Ministério da Cultura (MinC) e ampliando o Programa Municipal de Formação Cultural, item componente do Sistema Municipal de Cultura. “O investimento cultural neste sentido vai além do entretenimento e busca investir concretamente em uma vertente pedagógica, revelando e aprimorando os talentos artísticos de nossa cidade”, diz ele.

O secretário Hamilton Chaves ressalta que a edição de 2016 do Jahu Verão contará com workshops nas áreas de artesanato e uma programação cultural que investe em nomes conhecidos do circuito cultural, mas não se esquece da prata da casa. “Grupos importantes e reconhecidos se unem a revelações talentosas do cenário municipal. A revelação de novos artistas é um dos grandes focos da atual gestão que tem investido no estabelecimento de políticas públicas que legitimem o cenário artístico de nossa cidade.”

A intensão este ano foi criar uma amalgama dos dois eventos: Jahu Verão e Jahu Folia, por causa da proximidade das datas no calendário nacional. Assim assumimos um formato que mistura o festival de verão e o Carnaval desde o inicio.”, diz o Secretário de Cultura e Turismo, Hamilton Chaves.

Essa ideia permeia toda a programação divulgada com Estação do Samba no dia 22 e 29 de janeiro e pré-carnaval no dia 31 de janeiro com Concentração e Desfile do Bloco Independente Saco do Jão, antes da apresentação da cantora Tuta Guedes em seu trio elétrico.

A partir dai o Carnaval ocorre em vários locais da cidade: Pouso Alegre, Padre Augusto Sani, Potunduva, Parque do Rio Jahu. A Escola de Samba Unidos da Vila XV e o Bloco Afro Amukengue desfilam no domingo, dia 7 de fevereiro, a partir das 20h, na avenida Dr. Quinzinho. O Parque do Rio Jaú receberá a Banda Carlos Gomes em matinês fazendo o tradicional e saudoso carnaval das marchinhas.

 

Workshops de Artesanato

As oficinas de artesanato do Jahu Verão são marca registrada do evento. Realizadas desde a primeira edição, em 2013, tem por objetivo apresentar ao cidadão jauense o competente time de oficineiros da Estação Cultura e seus projetos que serão desenvolvidos ao longo do ano.

Este ano as oficinas serão entre 25 e 29 de janeiro na Estação Cultural, em dois períodos: 8h às 10h (manhã) e das 14h as 16h (tarde). As inscrições estão abertas e podem ser realizadas diretamente na Estação Cultura, que fica na Praça Totó Pacheco, s/n. A reserva de vagas é por ordem de inscrição. Estão à disposição os workshops de Tricô, Fuxico, Pintura em Madeira e Decoupage. Informações: (14) 3626-5884

 

Artistas do circuito nacional

Duas atrações reconhecidas nacionalmente desembarcam na quarta edição do Jahu Verão e Jahu Folia: Tuta Guedes e Negritude Jr. A participação de artistas de reconhecimento nacional em eventos do calendário anual é uma proposta utilizada desde o primeiro ano da atual gestão e que promove um importante intercâmbio cultural. “Trazer a referência nacional é uma ótima oportunidade de permitir a população o contato com seus ídolos, mas também permitir ao artista local a oportunidade de acompanhar a técnica e o talento do artista nacional podendo incorpora-los ao seu trabalho profissional. A referência é sempre algo importante ao artista em todos os seguimentos”, afirma Jeferson Miranda, gerente de Cultura.

A cantora Tuta Guedes se apresenta em Jaú no dia 31 de janeiro, às 20h, na Avenida Dr. Quinzinho, com seu mega trio elétrico, fechando o Jahu Verão 2016 e fazendo um verdadeiro pré-carnaval para abrir o Jahu Folia.

A apresentação do grupo Negritude Jr. será no dia 8 de fevereiro, às 20h, no Parque do Rio Jaú, dentro das festividades do Jahu Folia 2016, o Carnaval da cidade.

 

TUTA GUEDES E TRIO ELÉTRICO

Inspiração e dedicação! Palavras que descrevem Tuta Guedes e que deram vida ao seu sonho maior! Artista de voz marcante e talento de berço, Tuta , que é nascida em Pirassununga, interior de São Paulo, desde cedo convive em ambiente musical e esbanja carisma e simpatia. Seu avô, a quem sempre rende lindas homenagens, tocava Saxofone e sua mãe, além de multi-instrumentista, também era cantora.
Com apenas 15 anos, Tuta se matriculou em uma escola de canto e, para o espanto de todos, já no segundo dia de aula recebeu um convite para se apresentar em um show.

O tempo passou e a determinação só aumentou. Em 2004, Tuta decide encarar o seu maior desafio. Ir para São Paulo e fazer seu sonho se tornar realidade.

Em 2009 foi dado inicio ao projeto “Tuta Guedes”, ano em que gravou seu primeiro álbum intitulado “Se eu te Pego oh”, homônimo ao primeiro hit que emplacou em algumas das principais rádios do Brasil.
Com cinco álbuns lançados, Tuta alavancou sua carreira e decidiu dar um grande passo! A gravação de seu primeiro DVD, “O Motivo é Você”, projeto ousado que teve seu registro nos Estúdios Quanta em São Paulo e masterização no Black Bird Studios, Nashville-EUA.

Tuta atualmente se dedica ao repertório para seu próximo cd. Quem já ouviu garante que teremos muitas surpresas! Ótima surpresas! O espetáculo contou com participações especiais. Sérgio Reis interpretou o clássico “Luar do Sertão”, Hugo & Tiago, amúsica “Para Para” (composição de Tuta Guedes, Diego Amaro e Rodrigo Lisboa); o saxofonista George Israel (Kid Abelha) participou da canção “Você Jamais Vai Morrer Por Mim”, também de autoria da artista em parceria com Fátima Leão, onde Tuta presta uma linda homenagem a seu querido e saudoso avô. E, finalmente, a dupla Israel & Rodolffo completou as participações na canção “O Motivo é Você”, música que dá nome ao projeto, que mexe com os corações apaixonados e também tem sido uma declaração de amor de Tuta Guedes para seus fãs.

Recentemente Tuta lançou dois singles em momentos diferentes. A balada “Vem me Ver”, que ganhou um lindo clip, lançado no mês dos namorados, como forma de presente aos fãs e admiradores apaixonados. Atualmente, Tuta trabalha no single “Na Medida”, seguindo a linha mais romântica/dançante, só reafirmando que o talento de Tuta passa por todas as vertentes. Com dedicação e amor pelo que faz, Tuta promete um trabalho totalmente conceitual para a próxima fase da carreira.

 

NEGRITUDE JR

Em 1986, uma turminha de amigos, com idades entre 12 e 15 anos, moradores da Cohab Carapicuíba, Zona Oeste de São Paulo, reunia-se aos domingos para curtir a “Praça do Samba” do km 18, em Osasco. Munidos de instrumentos, batucavam nos intervalos das apresentações dos artistas, formando uma rodinha de pagode bem animada. Até que um dos organizadores do evento resolveu dar-lhes uma chance e numa bela tarde de domingo, aproximou-se. Todos pararam de tocar, imaginando que iriam levar uma bronca. E nesse momento foram questionados o porquê haviam parado de tocar. Então, o organizador disse-lhes que já vinha os observando há vários domingos e que estava adorando o grupo, surgindo assim um convite para que se apresentassem no palco da “Praça do Samba” no domingo posterior, convite aceito instantaneamente por Claudinho. E ali naquele mesmo instante, fora perguntado o nome do grupo. Em virtude da emoção, quase gritando, Waguininho respondeu:

- É Negritude, é Negritude, é Negritude!

E assim, mesmo tremendo, Nênê completou:

É Negritude Junior Senhor.

Ficava ali marcado o show para o próximo domingo, dia 18 de Maio de 1986, primeira apresentação do grupo num palco. De lá pra cá são 30 anos de trabalho e muita estrada que levaram o grupo as paradas de sucesso diversas vezes com singles como: Você me Faz Falta (1996), Bom dia (1997), Sedução da Pele (1997), Tanajura (2005), Beijo Geladinho (2005), entre outros muitos sucessos.

 

 

A prata da casa e os novos talentos

Os bons grupos e artistas de Jaú também têm seus lugares garantidos na programação 2016. Velhos conhecidos se juntam a bons talentos que surgem e promovem uma grande festa pelos três palcos do Jahu Verão 2016.

Entre os grupos já conhecidos e reconhecidos pelo talento estão: Gato Carteiro, Griswolds e a tradicional e centenária Banda Carlos Gomes. As revelações ficam com os grupos: Matuskela Samba Trio, Mister Jack, Borá Sambáh e Amigos In Samba.

Para o secretário de Cultura e Turismo, Hamilton Chaves, este é um bom momento para se investir em novos e bons nomes do samba de nossa cidade: “Com um cenário do rock bem estabelecido e a Secretaria de Cultura e Turismo sendo protagonista neste resgate, revelando e promovendo grande artistas, acreditamos que chegou a hora de fazer o mesmo com o Samba e outros gêneros também apreciados em nossa cidade”.

A edição de 2016 do Jahu Verão ainda contará com o tradicional Jahu Rock Gol, no dia 24 de janeiro, a partir das 11h, no CEU – Dona Emília (Centro de Artes e Esportes Unificados). Bandas interessadas podem se inscrever na Coruja Records, rua Lourenço Prado, 18 – informações pelo telefone (14) 3416-7304. O evento sempre esperado conta com a apresentação de bandas que saírem do torneio fazem uma canja para o público que além de futebol curte muito rock in roll.

 

Carnaval – Jahu Folia 2016

O Carnaval como festa genuinamente popular, este é o investimento da Secretaria de Cultura e Turismo, desde seu primeiro ano de gestão buscou-se delimitar-se qual o modelo nossa cidade queria. Após quatro anos de experiências, com muito debate e participação dos agentes de nossa cidade chegou-se a esse formato que mistura várias vertentes e que tem por convicção ser descentralizado.

Carnaval no parque, na rua, nas praças, nas associações e clubes. Escolas de samba, blocos carnavalescos, shows em espaço aberto da marchinha ao samba enredo, tudo poderá ser vivenciado na edição 2016 do Jahu Folia.

 

 

PROGRAMAÇÃO DO JAHU VERÃO e JAHU FOLIA 2016

22 de janeiro – sexta

Estação Cultura – 20h

Estação do Samba: com Matuskela Samba Trio

(participação do Bloco Independente Saco do Jão)

 

23 de janeiro – sábado

CEU – Dona Emília – 14h

GRISWOLDS – SESSÃO DA TARDE

 

24 de janeiro – domingo

CEU – Dona Emília – 11h

Jaú Rock Gol

 

25 a 29 de janeiro (segunda a sexta)

Estação Cultura – 8h às 10h e 14h às 16h

Workshop de Artesanato: Tricô, Fuxico, Pintura em Madeira e Decoupage.

 

29 de janeiro – sexta

Estação Cultura – 20h

Estação do Samba: Matuskela Samba Trio

(participação do Bloco Independente Saco do Jão)

 

30 de janeiro – Sábado

Museu Municipal– 20h30

Museu do Rock: Gato Carteiro e os Patrões

 

31 de janeiro – Domingo

Praça Siqueira Campos – 17h

Concentração do Bloco Independente Saco do Jão

 

Avenida Dr. Quinzinho – 18h

Desfile do Bloco Independente Saco do Jão

 

Parque do Rio Jaú – 20h

Tuta Guedes e Trio Elétrico

 

5 de fevereiro – Sexta

Distrito de Potunduva – 20:30h no pátio da Rodoviária

Baile de Carnaval com Banda Mister Jack

 

 

6 de fevereiro – Sábado

Parque do Rio Jaú – 19h30

Matuskela Samba Trio

 

Associação de Moradores do Bairro de Pouso Alegre de Baixo – 22h

Baile de Carnaval Com Grupo Bóra Sambáh

 

Distrito de Potunduva – 20:30h no pátio da Rodoviária

Baile de Carnaval com Banda Mister Jack

 

07 de fevereiro – Domingo

Parque do Rio Jahu – 17h

Matinê de Carnaval com Banda Carlos Gomes

 

Associação de Moradores do Bairro de Pouso Alegre de Baixo – 15h

Matinê de Carnaval Com Grupo Bóra Sambáh

 

Distrito de Potunduva – 20h30 no pátio da Rodoviária

Baile de Carnaval com Banda Mister Jack

 

Padre Agusto Sani – 20h

Apresentação Bloco Corredores do samba e Baile de Carnaval Grupo Amigos In Samba

 

Avenida Dr. Quinzinho – 20h

Desfile das Escolas e Blocos de Samba

Unidos da Vila XV e Bloco Afro Amunkengue

 

8 de fevereiro - segunda

Parque do Rio Jaú – 20h

Negritude Jr.

 

Distrito de Potunduva – 22h no pátio da Rodoviária

Baile de Carnaval com Banda Mister Jack

 

9 de fevereiro - terça-feira

Parque do Rio Jaú – 17h

Matinê de Carnaval com Banda Carlos Gomes

 

Associação de Moradores do Bairro de Pouso Alegre de Baixo – 15h

Matine de Carnaval Com Grupo Bóra Sambáh

Seja o primeiro a comentar esta notícia

Prefeitura Municipal de Jahu - Rua Paissandu, 444 - Centro - CEP: 17201-900 - Telefone: (14) 3602-1777

© Todos os direitos reservados - Prefeitura Municipal de Jahu | BiG DESiGNER