INSERT command denied to user 'jaudb'@'localhost' for table 'ESTATISTICA_NOTICIA'UPDATE command denied to user 'jaudb'@'localhost' for table 'ESTATISTICA_NOTICIA' Prefeitura Municipal de Jahu

Jaú, Segunda-Feira - 26/06/2017

..........................

Fundo Social de Solidariedade realiza formatura de alunos dos cursos de Padaria Artesanal e Escola de Moda

 

A Prefeitura de Jahu, por meio do Fundo Social de Solidariedade, realizou na noite de terça-feira (30/06), no Espaço Pedagógico “Kátia Pascolat Domeniconi”, formatura de 27 alunos do Curso de Padaria Artesanal e de 10 alunos do Curso de Escola de Moda.

“A meta do Fundo Social é, além de qualificar os alunos, tornar o curso agradável, para que todos sintam vontade de frequentar as aulas. Nosso maior objetivo foi alcançado: qualificar com o intuito de gerar renda. No curso de Padaria Artesanal, os grandes diferenciais são a aula de higiene e de custos. O curso Escola de Moda foi implantado durante nossa administração, e ensina aos alunos a confecção de peças para uso próprio e também para a venda. Esta é a formatura da terceira turma do curso de Escola de Moda e formatura da quinta turma do curso de Padaria Artesanal. Espero que aconteçam muitas outras formaturas, e que esse diploma renda muitos frutos na vida de todos os alunos”, reforça a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rachel Sudaia de Almeida Prado Agostini.

“Nos sentimos muito honrados em poder compartilhar com todos os presentes esse momento, que é resultado de um trabalho incansável da primeira dama e presidente do Fundo Social e também de toda sua equipe. Logo que assumimos a administração, recuperamos o Fundo Social e inauguramos o Núcleo de Qualificação Profissional em 2013. Colocamos em funcionamento o curso de Escola de Moda, recuperamos os equipamentos e materiais que estavam deteriorados, e formamos a primeira turma desse curso. A cozinha do Núcleo de Qualificação foi reformada conforme normas de higiene, novos equipamentos foram instalados e o curso de Padaria Artesanal foi retomado. Estamos felizes em formar a quinta turma de Padaria Artesanal e a terceira turma de Escola de Moda. Que esses cursos possam acrescentar algo de positivo na vida de vocês”, enfatiza o prefeito Rafael Agostini.

O projeto Padaria Artesanal é uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade e consiste na capacitação da comunidade para a elaboração de pães, roscas, entre outros produtos, por meio de processos caseiros, ou seja, sem a utilização de equipamentos especiais ou conservantes. O objetivo é qualificar profissionais, capacitar agentes multiplicadores, habilitar um grande contingente de pessoas ao trabalho autônomo ou vinculado a empresas e cooperativas, favorecer a geração de renda, melhoria da qualidade de vida e promoção da autonomia, socialização, trabalho em equipe e auto-valorização do indivíduo.

O curso é destinado às pessoas com mais de 18 anos, não sendo exigida escolaridade mínima. Os alunos aprendem a confeccionar receitas, algumas feitas com vegetais e frutas. A aula inicial é sobre noções básicas de higiene pessoal, alimentar e de ambiente, ministrada pela médica infectologista Dra. Brígida Reis. Além disso, na última aula do curso, são ensinadas noções de custo para futura confecção, comercialização, apresentação do produto e estabelecimento de preço dos pães e de outros produtos aprendidos ao longo do curso.

Já o curso Escola de Moda é um projeto de Qualificação Profissional desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de Jahu e o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), juntamente com a Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho. Durante o curso, pessoas com mais de 18 anos irão aprender um roteiro de costura (modelagem, corte e costura). A atuação no setor do vestuário vai desde trabalhar em uma confecção nas várias máquinas utilizadas em cada um de seus processos, até ser autônomo e trabalhar em casa, num pequeno atelier, por conta própria, com reformas, confecção, customização, criação, modelagem, etc. É possível ainda trabalhar em lojas de roupas de festas, como bordadeira, por exemplo, ou, ainda, montar uma pequena oficina para oferecer serviços específicos, como casear, bordar, fabricar etiquetas, pregar botões, plissar, tingir, etc.

Para mais informações sobre os cursos, os interessados devem entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade, por meio do telefone 3602-5777 ou à Rua Quintino Bocaiúva, 552.

 

 

 

 

 

Seja o primeiro a comentar esta notícia

Prefeitura Municipal de Jahu - Rua Paissandu, 444 - Centro - CEP: 17201-900 - Telefone: (14) 3602-1777

© Todos os direitos reservados - Prefeitura Municipal de Jahu | BiG DESiGNER