INSERT command denied to user 'jaudb'@'localhost' for table 'ESTATISTICA_NOTICIA'UPDATE command denied to user 'jaudb'@'localhost' for table 'ESTATISTICA_NOTICIA' Prefeitura Municipal de Jahu

Jaú, Quarta-Feira - 20/09/2017

..........................

Prefeitura de Jahu recebe capacitação para investimentos da Investe SP

Secretário de Desenvolvimento apresenta o potencial de Jaú em seminário sobre atração de investimentos e recebe diretrizes de como cidade pleitear negócios via agência estadual

 

 

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Agronegócio, representada pelo secretário Jorge Luiz Alcalde, participou de seminário sobre atração de investimentos realizado na sede da Investe São Paulo. A ação institucional, que está em sua 22ª edição, tem o objetivo de apresentar o trabalho realizado pela agência na atração de novos empreendimentos e conhecer o potencial de cada município.

“Participamos de reunião na de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado, especificamente com a direção da Investe São Paulo e do Desenvolve São Paulo. Foi uma reunião muito produtiva. Recebemos muitas informações de onde o Investe SP e o Desenvolve SP pode ajudar nosso município. Recebemos orientações das formas adequadas para o município pode pleitear a participação nos investimentos previstos para o Estado”, comentou Jorge Alcalde.

Segundo ele, a agência Investe SP informou que são 84 projetos de investimentos internacionais do Estado. “Na reunião nos deram orientação de como o município pode estar disponível para viabilizar esses investimentos. É lógico que quem escolhe onde investir é o investidor”, ressalta, lembrando que cabe à Prefeitura de Jahu dispor de dados econômicos da cidade e do potencial à disposição dos investidores.

“A gente recebeu toda a orientação de como produzir o material, quais materiais necessários para que a gente possa participar efetivamente e ter chance de receber investimentos”, comenta Jorge Alcalde. “Descobrimos alguma coisa nessa reunião que podemos usar e vamos tentar colocar em prática futuramente.”

Jorge Alcalde explica o que são esses projetos do governo paulista: “O Investe SP é uma agência de fomento do Estado. Ela faz a intermediação entre o investidor, o Estado (concessões de incentivos e políticas públicas) e faz a apresentação dos municípios que estão dispostos e têm condições de receber esses investimentos. O Desenvolve SP tem atuação no campo financeiro. Oferece recursos tanto para o empresário que vai investir, como para o município fazer a infra-estrutura, os distritos industriais e o que for necessário para poder receber esses investimentos.”

  

Agência – Na abertura do encontro, o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Investe SP, Sergio Costa, enfatizou a importância de os municípios se tornarem parceiros da agência paulista. “Fazemos este tipo de reunião para apresentar possibilidades de financiamentos e apoio aos novos investidores e preparar os municípios para lidarem com os novos investimentos. Sejamos parceiros para apoiar as novas empresas que estejam pretendendo investir no Estado. A Investe São Paulo (www.investe.sp.gov.br) tem um canal aberto com vocês”, destacou.

Em seguida, o diretor de fomento da Agência de Fomento Paulista – Desenvolve SP, Júlio Themes, falou sobre as linhas de financiamento do Governo do Estado. “Nosso papel é atuar como um BNDES em nível estadual, oferecendo linhas de crédito que colaborem para o desenvolvimento de municípios e empresas de pequeno e médio porte”, disse. Themes colocou a agência a disposição de todos os representantes presentes e ressaltou o interesse em parcerias.

O analista de Relações Internacionais da Investe São Paulo, Rafael Murgi, apresentou o passo-a-passo do trabalho da Investe SP no apoio aos municípios e as principais ações que as prefeituras devem desempenhar para atrair e atender bem o investidor.

A apresentação abordou aspectos que tornam o município mais atrativo, como um site completo e com informações em inglês, além de uma equipe na prefeitura que tenha membros bilíngues e seja capaz de atender prontamente o investidor. O município também pode, junto à Câmara Municipal, dentro do que a legislação permite, criar políticas de incentivo fiscal.

O analista da Investe São Paulo ressaltou ainda que são as informações providas pelos municípios que baseiam as listas enviadas aos investidores que utilizam a assessoria da Investe São Paulo. A partir de uma lista de demandas e pré-requisitos, os profissionais da área de projetos da agência fazem listas de cidades que podem atender às necessidades da empresa, levando os representantes inclusive para visitas a terrenos. Deste modo, quanto mais informação a Investe SP tiver sobre uma cidade, maior a chance de que ela seja incluída nas opções que o investidor leva em conta ao decidir onde instalar seu empreendimento.

Financiamento - O gerente do Setor Público da Desenvolve São Paulo, Nadson Xavier também teve a oportunidade de explicar, em detalhes, as atividades da agência de desenvolvimento e cada uma das linhas de crédito que podem auxiliar os municípios na renovação e aquisição de infraestrutura. Xavier também explicou que o atendimento da agência é realizado a distância, por meio do site www.desenvolvesp.com.br.

Na segunda parte do seminário, as prefeituras tiveram a oportunidade de expor seus municípios e suas vocações para a atração de investimentos. Foram apresentadas atividades econômicas de maior destaque, polos industriais, estruturas de apoio ao empresário, universidades, centros tecnológicos, leis de incentivos fiscais, entre outros assuntos.

Seja o primeiro a comentar esta notícia

Prefeitura Municipal de Jahu - Rua Paissandu, 444 - Centro - CEP: 17201-900 - Telefone: (14) 3602-1777

© Todos os direitos reservados - Prefeitura Municipal de Jahu | BiG DESiGNER