INSERT command denied to user 'jaudb'@'localhost' for table 'ESTATISTICA_NOTICIA'UPDATE command denied to user 'jaudb'@'localhost' for table 'ESTATISTICA_NOTICIA' Prefeitura Municipal de Jahu

Jaú, Sábado - 29/04/2017

..........................

Prefeitura oferece palestra sobre cuidados com a voz

A Prefeitura Municipal de Jahu, por meio da Secretaria de Educação, realizou na noite de segunda-feira (31/03), palestra sobre os cuidados com a voz com as fonoaudiólogas Régia Piotto e Raquel Simões Martins, que integram a equipe do Atendimento Multidisciplinar ao Educando (AME), setor vinculado à Secretaria de Educação.

Na primeira parte da palestra, a fonoaudióloga Régia explicou um pouco sobre anatomia vocal. "O ar é o combustível da nossa voz. Ele sai dos pulmões, sobe para a laringe e atinge nossas duas pregas vocais, que são duas estruturas simples e pequenas. E todos se perguntam: porque a voz do homem é mais grave que a da mulher? Isso ocorre devido a vários fatores. O homem tem a laringe maior e mais pesada em termos de massa muscular, de formato mais ovalado. Suas pregas vocais vibram 105 vezes por segundo. Já a mulher tem a laringe mais leve e a vibração da pregas vocais femininas (que é de 230 vezes por segundo) faz com que a voz torne-se mais aguda. Quando nos tornamos idosos, nossa laringe também envelhece", reforça.

Além disso, Régia elucidou sobre as lesões de pregas vocais mais comuns entre professores, como calos, fendas, cistos e pólipos.

Em um segundo momento, a fonoaudióloga Raquel explicou sobre hábitos nocivos para a voz (como associação fumo e álcool, hábito de pigarrear e tossir, uso inadequado de pastilhas, etc) e também sobre abuso vocal (como falar alto demais, gritar, sussurar, etc). "Todos os profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho devem tomar água para hidratar as pregas vocais e evitar alimentos derivados de leite antes de utilizar a voz profissionalmente (pois deixa a mucosa mais espessa). Uma das principais causas de afastamento do professor da sala de aula é por ter problemas com a voz", pontua.

Seja o primeiro a comentar esta notícia

Prefeitura Municipal de Jahu - Rua Paissandu, 444 - Centro - CEP: 17201-900 - Telefone: (14) 3602-1777

© Todos os direitos reservados - Prefeitura Municipal de Jahu | BiG DESiGNER