Jaú, Segunda-Feira - 23/10/2017

..........................

Prefeitura lança projeto ‘Aprendendo na Natureza’

A Prefeitura Municipal de Jahu, por meio da intersetorialidade entre as Secretarias de Educação e Meio Ambiente, lanço na manhã desta quarta-feira (05/06), no Centro de Educação Ambiental, localizado no Bosque Campos Prado (Rua José Manoel Caseiro, sem número), o lançamento do projeto “Aprendendo na Natureza “.

Estiveram presentes o prefeito Rafael Agostini, o secretário de Meio Ambiente Eduardo Abussamra, o secretário de Educação João Cardoso, o gerente de Projetos José Cavalcante, além de vários secretários e vereadores. Na oportunidade, também esteve presente o senhor Luiz Carlos de Campos Prado.

Segundo o prefeito Rafael Agostini, o lançamento do projeto é um marco da política ambiental e educacional da administração pública municipal. “O “Aprendendo na Natureza” contempla o “Projeto Curumim”, “Vivência na Trilha” e “Vivência na Tribo”, e é parte integrante do programa Cidade Escola. A educação ambiental é pedra fundamental do nosso trabalho para superar essa grande barreira que tem sido a limpeza pública. Desde o início deste ano, temos tratado esse tema sob uma nova ótica. Infelizmente, ao longo dos anos, por uma questão cultural, de falta de educação ambiental,e por falta de comando por parte dos governantes, as pessoas entendem que a questão da limpeza é de inteira responsabilidade da Prefeitura. Obviamente que o poder público tem a sua parcela de responsabilidade em manter a cidade limpa, mas essa é apenas uma face da moeda, pois o cidadão também tem que cumprir com seu dever e saber seu limite. A rua é de todos. Por isso estou convencido da importância desse projeto. Só vamos conseguir virar essa página e fazer de Jaú uma cidade referência em limpeza se tivermos um projeto sólido de educação ambiental”, reforça.

Para o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Abussamra, a educação ambiental é importante porque sem ela não se obtém a disciplina e a ordem. “Por meio de notificação e autuação até conseguimos algum resultado, mas quando há sensibilização, o resultado é muito melhor. Quando eu idealizei a Semana do Meio Ambiente, imaginei o dia do meio ambiente focado em educação ambiental. Hoje estamos oficializando a intersetorialização das secretarias de Meio Ambiente e Educação quanto à educação ambiental. Esse é um trabalho contínuo e a longo prazo”.

O Bosque Campos Prado fica ao lado do Córrego dos Pires e tem área total de 48.182 mil m², tendo parte formada por mata nativa. Por meio de trilhas supervisionadas e visitações dirigidas, a Prefeitura objetiva possibilitar vivências que evidenciem a necessidade de preservação ambiental junto aos mais de 12 mil alunos da rede municipal de ensino, despertando valores, educando para a cidadania e promovendo o aprendizado e o desenvolvimento educacional por meio de atividades pedagógicas que serão desenvolvidas em sala de aula.

Os trabalhos serão orientados a partir do segundo semestre letivo de 2013 e envolverão todos os alunos matriculados nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) e nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF’s).

Seja o primeiro a comentar esta notícia

Prefeitura Municipal de Jahu - Rua Paissandu, 444 - Centro - CEP: 17201-900 - Telefone: (14) 3602-1777

© Todos os direitos reservados - Prefeitura Municipal de Jahu | BiG DESiGNER