8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Festa de encerramento das atividades coletivas do CRAS Cila de Lucio Bauab

A Prefeitura de Jahu, por meio da secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, realizou na noite do dia 14/12, a “Festa da Família” com os familiares das crianças e adolescentes atendidos no CRAS Cila de Lucio Bauab, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Também participaram do evento os idosos atendidos nos grupos socioeducativos. Todas as famílias são devidamente acompanhadas pelo do Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF), executado exclusivamente pelo CRAS.

 

A “Festa da Família” contou com a participação de 300 pessoas. Teve como principais objetivos: potencializar a importância da família na vida das crianças e adolescentes, bem como a necessidade de fortalecê-la para que possa materializar a proteção demandada a seus membros e garantir momentos de lazer e descontração para toda a família fugindo dos horários convencionais de funcionamento do Serviço público.

 

Foi priorizada a realização do evento no período noturno para que todos os membros de cada família pudessem participar”, afirma a secretária Maria Izilda Mattar.

 

Antes do jantar as crianças e adolescentes apresentaram os temas desenvolvidos ao longo do ano e uma peça de teatro discutindo a temática do bullying na escola.

 

Durante o ano de 2017, as temáticas trabalhadas com as crianças, adolescentes e suas respectivas famílias foram:

 

     

Fevereiro

Acolhida

Acolher as famílias e crianças/adolescentes, apresentando os objetivos do SCFV

Março

Estabelecendo relações comunitárias

Apresentar o SCFV a comunidade, estimulando o fortalecimento dos vínculos comunitários

Abril

Cidadania

Compreender o exercício da cidadania através do estímulo à prática de direitos e deveres

Maio

Combate ao Preconceito

Sensibilizar crianças e adolescentes para o combate ao preconceito

Junho

Combate ao Trabalho Infantil

Sensibilizar as crianças/adolescentes, suas respectivas famílias e a comunidade local sobre os prejuízos causados pelo trabalho infantil

Julho

Atividades de férias

Estimular o fortalecimento de vínculos através de atividades grupais lúdicas e de lazer

Agosto

Cuidar de quem cuida

Provocar reflexões sobre o cuidado no ambiente doméstico, bem como fortalecer vínculos familiares através da valorização do cuidador

Setembro

Ações intergeracionais

Fomentar uma postura de respeito entre as diversas gerações.

Outubro

O direito de brincar

Garantir a materialização do direito de brincar às crianças e adolescentes

Novembro

Atitudes de Gentileza

Estimular atitudes de gentileza no cotidiano familiar, escolar e comunitário

Dezembro

Encerramento e Festa da Família

Potencializar a importância da família na vida das crianças e adolescentes, bem como a necessidade de fortalece-la para que possa materializar a proteção demandada a seus membros.

 

Segunda a secretária, “Importante salientar que o CRAS Cila de Lucio Bauab é referencia, atualmente, em um território de 52 bairros. Mais de 3.000 famílias estão cadastradas. Algumas são acompanhadas com prioridade devido as situações de vulnerabilidade social à que estão expostas, e o objetivo do CRAS é a prevenção de situações que possam ameaçar e/ou violar os direitos das famílias”.

 

As ações tem como foco a família, respeitando um dos eixos estruturante do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a matricialidade sociofamiliar. Estar no território onde as famílias vivem também é extremamente importante para, de fato, materializar a presença do poder público garantindo atenção as reais necessidades, possibilitando o acesso dos direitos socioassistenciais, bem como a articulação com as demais políticas setoriais, visando o atendimento numa perspectiva de totalidade.

 

Atualmente a equipe de referência do CRAS é composta por agentes administrativos, orientadores sociais, psicólogos e assistentes sociais, os quais buscam atuar cotidianamente visando a superação de abordagens conservadoras no trabalho social com as famílias. Considerando os diferentes arranjos que as compõe, suas particularidades, necessidades e também possibilidades. A família é protagonista no Serviço, participa desde o planejamento das ações, execução, monitoramento e avaliação.

Galeria de imagens

Tags

COMPARTILHAR