Prefeitura de Jahu > Prefeitura de Jahu: retomada a construção de três unidades básicas de saúde

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde, retomou no último mês de junho as obras em três unidades básicas de saúde (UBS) no Município: Vila Real, Jardim Bela Vista e Jardim Pedro Julian, no Distrito de Potunduva.

Segundo o secretário de Saúde, Wagner Brasil de Barros, as propostas para construção das UBS foram financiadas pelo Ministério da Saúde com recursos do PAC e contrapartida do Município. “As obras foram paralisadas em 2014 devido a equívocos na documentação técnica (projeto/planilha orçamentária). Os contratos com as empresas foram rescindidos e foi aberto novo processo licitatório para a continuidade das obras. Com a construção dessas unidades, a rede de atendimento à saúde será ampliada, beneficiando a população jauense e do Distrito de Potunduva com atendimento humanizado e com a infraestrutura necessária. As novas Unidades de Saúde vão beneficiar o Município, que economiza no aluguel de imóveis, e aos moradores, com atendimentos básicos, aumentando a qualidade e a expectativa de vida. As novas UBS serão inauguradas em 2018”, conclui o secretário.

O valor de repasse do Ministério da Saúde é de R$ 512 mil para cada UBS.

Estrutura e Atendimento

As novas UBS contarão com sala de recepção e espera, sanitário masculino p.n.e, sanitário feminino p.n.e., consultório odontológico, sala de esterilização e guarda de material esterilizado, sala de assistente social, arquivo, sala de vacinas, 2 consultórios com sanitários anexos, circulação, sala de procedimento e coleta com banheiro p.n.e., sala de atividades coletivas/acs, estocagem/dispensação coletiva/acs, sala de inalação coletiva, 3 consultórios indiferenciados – acolhimento, sala de curativos, sala de administração e gerência, copa, banheiro de funcionários masculino, feminino, depósito de material de limpeza, almoxarifado, expurgo, depósito de resíduos contaminados, depósito de resíduos comuns, vestiário de funcionários e área externa coberta para atividades.

Recursos utilizados para construção das UBS:

UBS Bela Vista

Valor Total: R$ 980.876,81

Recurso Próprio: R$ 523.711,61

Convênio Federal: R$ 457.165,20

Porcentagem atual de construção: 10%

UBS Vila Real

Valor Total:R$ 899.128,76

Recurso Próprio:R$ 492.564,38

Convênio Federal:R$ 406.564,38

Porcentagem atual de construção: 20%

Empresa ganhadora e responsável pelas obras: KACEL KARAN CURI ENGENHARIA LTDA.

Prazo de Entrega da Obra Concluída:10 meses

UBS Pedro Julian (Distrito de Potunduva)

Valor Total: R$ 1.197.431,10

Recurso Próprio: R$ 738.305,14