8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Conferência Municipal de Assistência Social

O Conselho Municipal de Assistência Social, com o apoio da Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, realizou hoje (21/07) a XI Conferência Municipal de Assistência Social, no Anfiteatro do Centro Integrado de Desenvolvimento Social (CIDE).

 

Foram discutidos na Conferência, que teve como palestrante a Assistente Social Maria Estela Monteiro, o tema Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS – Sistema Único de Assistência Social, e seus quatro eixos:

 

1-) A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos sócioassistenciais

 

2-) Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS

 

3-) Acesso as seguranças sócioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direito sócioassistenciais

4-) A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e co-responsabilidade para a garantia dos direitos sóciosassistenciais

 

 

Na Conferência também foram eleitos os Delegados e os respectivos suplentes que representarão o município na Conferência Estadual, que será realizada no mês de outubro. São eles:

- representante dos usuários da Assistência Social: Andreia Silvana Rodelli, titular e Rosangela Paula Rodelli, suplente

- representante do Poder Público: Renata Rocha Anjos Garcia, titular e Flavia Godoy Aroni, suplente.

- representante dos trabalhadores do SUAS: Simone de Campos, titular e Lorena Gomes Righi, suplente

- representante de Entidades Assistenciais: Renato Hilst Ribeiro, titular e Jaqueline Franco Viccari, suplente

 

 

 

 

Para a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social Maria Izilda Mattar “É muito gratificante, a população compareceu, compartilhou experiências e todos aprendemos mais sobre o SUAS para que possamos ter voz única. Só tenho a agradecer”, ressalta a secretária.

 

Gosto muito de participar de eventos municipais, mas o de hoje tem características especiais. Todas as políticas públicas são importantes e essenciais, mas as que visam atender quem precisa mais, que garantem direitos as pessoas que tem menos oportunidades são as mais importantes. Estou aqui hoje para aprender. Acredito que a organização e o debate vão nos levar ao caminho correto, é dessa maneira que encontramos sabedoria e temos a esperança de crescer melhor e ter avanços mais significativos”, enfatiza o presidente da Câmara Lucas Barros Flores.

 

Para a Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Liliane Pereira de Medeiro Basso, “o dia é de participação e de construção. O único objetivo da Conferência é construir uma política pública melhor de assistência social no município, com caráter legal, com direitos, segurança e garantias. E todos nós, trabalhadores do SUAS e usuários temos papel importante porque podemos falar, ser ouvidos, participar e conduzir. A participação ativa da população nas pré-conferências foi fundamental. Estamos construindo uma política no nosso município e vamos colher os frutos. Com certeza estamos levando ideias e decisões para a Conferência Estadual que traduz tudo que aqui discutimos”.

 

 

 

 

 

Tags

COMPARTILHAR