Prefeitura de Jahu > Museu Municipal de Jahu realiza exposição sobre índios nativos da região

O Museu Municipal “José Raphael Toscano” realiza, de 10 de maio a 31 de julho, exposição sobre os índios nativos da região onde o município foi fundado.

Intitulada “Etarã, Eg Mre Ke: Parentes”, a mostra será aberta nesta quarta-feira (10/05), às 19h, com duas palestras.

A palestra de abertura será ministrada por Bruno Müller, mestrando em Design na Unesp Bauru e integrante do Coletivo Luminar, e pela Professora Doutora Juracilda Veiga, pós-doutorada em Demografia e antropóloga da Funai, que abordará o povo indígena do oeste Paulista.

Além das palestras, a exposição conta com um acervo inspirado em histórias Guarani e Kaigang, muito rico e bastante diversificado, com objetos tradicionais, um painel de 1,6 metros e histórias em quadrinhos”, detalhou Cléo Furquim, secretária de Cultura e Turismo de Jahu.

O ciclo de palestras prossegue no dia 15 de maio (segunda-feira), às 19h30, com a explanação de Yolarixá Adelaide Lúcia da Silva sobre a África e suas histórias no Brasil.

Na terça-feira (16/05), às 10h, a Yolarixá fará uma palestra, com o mesmo tema, voltada para as crianças.

No dia 20 de maio (sábado), o ilustrador, graduado em Design pela Unesp Bauru, Daniel Batista, ministrará um workshop sobre a publicação cultural indígena nos quadrinhos. A atividade acontece das 13h às 17h. Toda programação é gratuita.

Visitações

As peças da exposição “Etarã, Eg Mre Ke: Parentes” estarão expostas no Museu Municipal “José Raphael Toscano” até o dia 31 de julho. A visitação é gratuita. “As escolas que quiserem levar os alunos para conhecer um pouco mais sobre a população indígena da nossa região podem agendar um horário e fazer uma visita guiada”, ressaltou a secretária de Cultura e Turismo, Cléo Furquim.

O Museu está localizado na Avenida João Ferraz Neto, número 201, e fica aberto de segunda à sexta das 9h às 11h30 e das 13h às 17h. Aos sábados e domingos, o horário de funcionamento é das 13h às 17h. O telefone é o (14) 3626-8569.