8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Prefeitura de Jahu celebra 90 anos da travessia do Hidroavião Jahu

 A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza no período de 24 a 29 de abril a Semana "João Ribeiro de Barros" para celebrar os 90 anos da travessia do Hidroavião Jahu.

Em 1927, o Hidroavião Jahu se tornava a primeira aeronave do planeta a atravessar o Atlântico Sul. Em homenagem ao aviador jauense que foi o maior responsável pela travessia e se imortalizou como um herói nacional, a Secretaria de Cultura promove nesse período a primeira Semana “João Ribeiro de Barros”. É imensurável o feito do jauense João Ribeiro de Barros para Jahu, para o Brasil e para a aviação mundial. Temos buscado resgatar o orgulho de sermos compatriotas desse grande aviador por meio de uma programação diversificada, que vai envolver vários setores da sociedade. Estão todos convidados a participar dos eventos”, destaca Cléo Furquim, secretária de Cultura e Turismo.

 

O início da Semana "João Ribeiro de Barros" acontece na segunda-feira (24-04), às 19h30, no Museu Municipal, com cerimônia de abertura da exposição dedicada ao aviador. O acervo conta com medalhas pessoais de João Ribeiro de Barros e um pedaço de madeira e um fragmento da lona original do Hidroavião Jahu gentilmente cedidos pelo professor de história Marcus Carmo. Em seguida, a Secretaria de Cultura e Turismo irá exibir, em duas sessões, um documentário, produzido pela equipe da TV Câmara de Jahu sobre a travessia do Atlântico Sul. A primeira sessão será na terça-feira (25-04), às 19h30, no Cinema Municipal, e a segunda, na quarta-feira (26-04), também às 19h30, na galeria de artes da Casa da Cultura, na Rua Tenente Lopes, 350.

 

Em parceria com a Secretaria de Educação, os alunos do quarto ano do ensino fundamental das escolas da rede municipal irão apresentar na quinta-feira (27-04), às 19h30, no auditório do Complexo Integrado para o Desenvolvimento Educacional (CIDE), localizado à Rua Arthur Comunian, 142, trabalhos sobre João Ribeiro de Barros.

Durante o mês de abril, os estudantes participaram de um workshop sobre a vida do aviador jauense, ministrado pelo historiador e diretor do Museu de Jahu, Fábio Grossi dos Santos. Após o workshop, os alunos foram incentivados pelos professores a desenvolverem ações em cinco categorias - redação, poesia, paródia musical, criação de maquetes e artes plásticas - e o melhor trabalho de cada segmento será escolhido por uma comissão julgadora durante a apresentação no auditório do CIDE. A premiação dos vencedores será na sexta-feira (28 de abril), data em que o Hidroavião Jahu desembarcou no Brasil, depois da travessia. O evento acontece na Praça Siqueira Campos, às 19h, e além da condecoração dos estudantes, serão exibidas imagens históricas do aviador. Ainda haverá um bate-papo com "João Ribeiro de Barros", encenado por Marcus Carmo, que estará trajado como o aviador.

 

Encerrando a programação da Semana "João Ribeiro de Barros", a Casa da Cultura recebe uma exposição do Grupo de Plastimodelismos de Marília (GPM), em comemoração ao feito histórico de João Ribeiro de Barros. O público poderá observar a beleza das pequenas aeronaves no dia 29 de abril (sábado), das 10h às 16h. Toda a programação é gratuita.

 

 

 

 

SERVIÇO:

Semana João Ribeiro de Barros”

- Abertura – 24/04 – 19h30

Museu Municipal de Jahu

(Av. João Ferraz de Neto, 201)

 

- Sessão de Cinema – 25/04 – 19h30

Cinema Municipal de Jahu

(Praça Barão do Rio Branco, s/n)

 

- Sessão de Cinema – 26/04 – 19h30

Casa da Cultura

(Rua Tenente Lopes, 350)

 

- Apresentação Alunos da Rede Municipal – 27/04 – 19h30

CIDE (Centro Integrado de Desenvolvimento Educacional)

(Rua Arthur Comunian, 142)

 

- Roda de Conversa com João Ribeiro de Barros – 28/04 – 19h30

Praça Siqueira Campos

 

- Exposição Plastimodelismos – 29/04 – das 10h às 16h

Casa da Cultura

(Rua Tenente Lopes, 350)

 

- Varal Fotográfico João Ribeiro de Barros

25/04 – Rodoviária

26/04 – Paço Municipal

27/04 – Praça da República

28/04 – Praça Siqueira Campos

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas